Preparação Física no Inverno: Tudo que você precisa saber.
Dias de inverno estão chegando e todos nós sentimos o efeito preguiça que se fortalece nesta fase do ano, manter a rotina de treino constante é um grande desafio. Mas para que você continue melhorando o seu desempenho e sendo fiel a sua agenda de treino, temos algumas dicas que podem te ajudar a passar pela estação mais fria do ano com o condicionamento físico em dia.
Leia as dicas que preparamos para você:
1️⃣ Crie treinos alternativos para enfrentar as adversidades: Ficar dependendo do clima para treinar, principalmente em treino outdoor, é algo que pode acabar minando sua periodização. Tenha sempre um truque na manga, um plano B ou até plano C caso a previsão do tempo não seja favorável para sua primeira opção de treino. O mais importante é manter a constância de treinos, como por exemplo, ter em casa alguns itens básicos de treinamento podem fazer toda a diferença para o seu desempenho. Veja nosso kit de treino em casa.
2️⃣ Horário adequado para treinar: No inverno as manhãs e as noites tendem a serem mais frias, o que pode desmotivá-lo a praticar qualquer treino nesses horários. Caso possua uma agenda mais flexível, dê preferência em se exercitar em horários mais quentes, como no meio do dia e durante a tarde. Mas isso é bem relativo, com a carga de trabalho e com outros afazeres, sabemos que o horário de treino é aquele tempinho que sobra no dia.
3️⃣Prepare seu corpo para treinar: Inverno e baixas temperaturas são inimigas das nossas articulações e ligamentos, o tempo de aquecimento e alongamento nesta estação do ano é imprescindível, recomendamos que dedique mais tempo para essa parte do seu treino. Devido a rigidez que o nosso sistema muscular tende a ter em épocas de frio, a amplitude de movimento e o desempenho são afetados diretamente no momento de executar o exercício, portanto, para evitar lesões e ter um bom resultado, não deixe de se aquecer, como pular corda ou fazer alguns minutos de corda naval, e alongar com o nosso kit yoga.
4️⃣Cuide da sua motivação: Além da das alterações físicas, os dias mais gelados também afetam nosso sistema emocional, nossa motivação para treinar fica comprometida e se torna ainda mais difícil manter o foco, nossa dica para essa situação é adiantar os processos no dia anterior, como por exemplo, antes de se deitar e finalizar seu dia, já separe suas roupas de treino e os itens que serão utilizados, dessa forma, seu subconsciente terá menos chance de ser atingido pela preguiça no momento de ir treinar.
5️⃣Cuidado com o tempo seco: Baixa umidade do ar acompanhada de baixa temperatura podem dificultar sua respiração na hora dos exercícios mais intensos, deixe sua garrafinha de água sempre por perto, hidratação e o repouso adequado entre as séries dos exercícios podem ser seus grandes aliados para os treinos no inverno, além do agasalho!
Gostou?
Salva nos seus favoritos e bora treinar!
Veja também 4 tipos de flexão de braço para fazer em qualquer lugar!
Fontes:
Cuidados no inverno
5 dicas para vencer o frio e não deixar de treinar no inverno