Pular corda emagrece, condiciona e torneia pernas!
Um dos exercícios aeróbicos mais completos, pular corda aumenta a resistência cardiovascular, desenvolve a coordenação, melhora a força das pernas e dos pés e ainda torneia a região. Se já parece bom, ainda tem mais: meia hora dessa atividade pode queimar quase 400 calorias. E o mais bacana é que não é preciso gastar rios de dinheiro para praticar.
“Pular corda é muito útil no condicionamento físico e é possível gastar muitas calorias com esse exercício simples e barato. Isso porque ele exige um esforço corporal muito grande. Ou seja, a massa corporal (músculos) é contraída com muita intensidade, o que obriga o coração a trabalhar mais, melhorando o condicionamento e potencializando o emagrecimento”, explica o especialista em Fisiologia do Exercício e personal trainer Oswaldo Langella, que alerta para a importância de escolher o equipamento certo e ter postura correta ao pular para que a atividade seja eficaz.
Como pular corda
Antes de começar, é preciso decidir por qual corda usar. E, fique atenta, pois não pode ser qualquer uma! “As cordas de plástico com rolamentos são as melhores opções”, opina o especialista. Segundo ele, a escolha do tamanho da corda depende da altura de quem vai praticar. “Para pessoas com ate 1,50 m, a corda deve ter 2,45 m. Quem tem de 1,50 m a 1,80 m acorda deve ser de 2,65 m. Já para as pessoas acima de 1,80 m, a corda certa deverá ter 2,85 m”.
Feita a compra do equipamento certo, é hora de praticar! Veja dicas do personal:
Use roupas confortáveis e que evitem o suor e tênis com amortecimento que suporte o impacto dos pulos, para evitar lesões nas articulações.
Evite pular em piso de asfalto ou concreto, que são mais propícios a acidentes. Procure pular em um piso macio, como carpete ou grama. Se não houver nenhum tipo de piso macio, use um tapete de exercícios embaixo dos pés.
Mantenha sempre o corpo reto, olhando para frente.
Comece a pular com os dois pés e, na hora de aterrissar, faça isso com a parte da frente dos pés. Pule com as pernas estendidas e aterrisse com os joelhos dobrados.
Dica de equipamentos: