Conheça a alimentação fitness e funcional!
O alimento fitness ou funcional tem as mesmas propriedades nutricionais? Embora para os leigos em nutrição essas palavras sejam sinônimo, cada classe tem as suas indicações na dieta alimentar. A nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira, lembra que a preocupação em manter uma alimentação saudável tem levado um número cada vez maior de pessoas a buscar informações sobre os ingredientes adequados o preparo de refeições que atendem aos seis anseios ou necessidades nutricionais.
Nesta busca é comum as pessoas se depararem com situações que geram dúvidas sobre como fazer a combinação perfeita entre alimentos ricos em nutrientes importantes para o organismo e que atendam objetivos específicos.
Lívia explica que entre os cardápios mais adotados estão os fitness e funcional. Esse tipo de refeição reúne itens que estão em alta junto aos frequentadores de academias e àqueles que estejam preocupados em envelhecer com saúde, como a batata-doce, o óleo de coco e as sementes “idolatradas” como a chia e linhaça.
“Os alimentos funcionais, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual, agregam diversos benefícios à saúde. Já a alimentação fitness equilibra alimentos saudáveis com alguns ingredientes chave, que ajudam a melhorar o desempenho durante as atividades físicas”, detalha a especialista em nutrição.
Entenda as diferenças
CARDÁPIO FUNCIONAL: É composto por cereais integrais, sementes, peixes e azeite de oliva
ALIMENTOS FITNESS: No preparo desse tipo de refeição são obrigatórios os alimentos ricos em antioxidantes e proteínas, como frango e ovo, e as fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata-doce.
Veja mais em www.liberal.com.br